Como ser modelo

Produção de material fotográfico

O primeiro passo para se tornar um (a) modelo é fazer um material fotográfico de qualidade nos padrões exigidos pelo mercado.  É por meio dele que a agência de modelo irá apresentar o seu perfil para as marcas e te encaminhar para os testes. Capriche e mostre todo o seu talento. O material fotográfico será a sua porta de entrada para o mundo da moda.

Agenciamento

Além de fazer o material fotográfico, você precisa fazer o agenciamento na agência de sua confiança. É ela que vai te apresentar ao mercado e te indicar para os testes das marcas que estão em busca do seu perfil.

Estude

Para ser um modelo de sucesso é necessário se aprimorar todos os dias. Essa é uma profissão que exige dedicação e disciplina. Faça cursos de teatro, passarela e tudo que possa te ajudar a aumentar suas habilidades.

Trabalhos

Evite recusar trabalhos indicados pela agência de modelos, independente da forma que o cachê será pago – dinheiro ou permuta -, principalmente se você é um modelo new face – novo rosto -. Quanto mais trabalho o modelo fizer, mais conhecido ele vai ser. Vale lembrar que o volume de trabalho pode não corresponder com a sua expectativa. Existem períodos do ano que o fluxo de trabalho é maior do que outros, isso é normal. O importante é não desistir.

Sua imagem

É preciso ter em mente que o corpo de um modelo é o principal instrumento de trabalho. Cada detalhe pode fazer a diferença. Desde uma unha bem feita, passando por um cabelo cortado e uma pele bem hidratada. Qualquer marca, de qualquer produto, pode entrar em contato com a agência de modelos solicitando um modelo, para fazer trabalhos específicos. Existem modelos de mão, pés, olhos, sobrancelha e por aí vai. Cuide-se! O seu próximo trabalho pode estar mais perto do que você imagina.

Redes Sociais

É muito importante que você crie um perfil profissional nas redes sociais (instagram e/ou facebook). Faça postagens de forma periódica com conteúdos que falem de moda e que conversem com o seu perfil. Esqueça postagens de cunho pessoal. Lembre-se que o perfil profissional será para você mostrar os seus trabalhos e servirá como portfólio para ajudar a conseguir mais trabalhos e te mostrar o público e marcas.

Veja também